domingo, 29 de maio de 2011

Diferenças Entre Violão de Nylon e Violão de Aço

Pintura em Óleo - Séries Instrumentos Musicais: Tereza Antevere

Muitas pessoas principalmente as que estão começando a tocar violão possui uma opinião divergente com o que é a realidade sobre violão com cordas de nylon e violão com cordas de aço até pela falta de experiência. A meta desse artigo é fazer principalmente com que essas pessoas mudem a sua visão por ambos os instrumentos. Alguns que estão começando compram um violão que só serve para corda de nylon, mas como o som do aço é “mais alto” eles trocam as cordas e colocam cordas de aço em um violão que foi feito para cordas de nylon, podendo assim estragar o violão por inteiro.
Para acabarmos de vez com essas dúvidas e evitar com que danos ao violão aconteçam vamos conhecê-los de forma individual:

Violão para Cordas de Nylon

Quem está começando a tocar violão tenho como principal dica que pegue um violão que tenha cordas de nylon, pois o nylon é macio para tocar ao contrário das cordas de aço que pelo fato de serem duras, os seus dedos podem se machucar. O mais indicado para tocar em corda de aço é quando seus dedos calejarem com as cordas de nylon apenas.
Para sabermos se o violão é feito para cordas de nylon ou não basta repararmos nas tarraxas do violão onde para a corda de nylon elas sempre serão de plástico além de serem grossas.
Se colocarmos cordas de aço em uma tarraxa de plástico o aço acaba comendo todo o plástico, além de empenar o instrumento pela tensão da corda e até arrancar o cavalete do corpo do Violão. Vejamos imagens de uma tarraxa para cordas de nylon:


Mas o violão de nylon não serve só para quem está começando. Nele podemos tocar qualquer estilo, mas existem estilos de se tocar mais específicos em violões com cordas de nylon. Devido ao seu timbre agradável quando tocamos suas cordas de forma individual, um violão de nylon é bem aproveitado quando tocamos músicas que contenham dedilhados e qualquer outra técnica que se utilize os dedos da mão que faz o ritmo e não uma palheta. Por isso a Bossa Nova, Erudito, Samba, MPB, Choro, esse tipo de Violão se encaixa perfeitamente.
Como sabemos a música é algo que não deve haver limites, afinal é uma arte, e por isso não é regra tocar violão com corda de nylon apenas nesses estilos exemplificados. Tanto é que bandas de rock tocam por muitas vezes em Violões com cordas de Nylon, além de bandas pops entre outros gêneros musicais.

Violão para corda de Aço

Esse tipo de violão é para quem quer tocar um estilo com uma pegada um pouco mais forte. No rock, sertanejo, moda de viola, pop, funk, soul, esse violão é usado bastante. Nesse caso o mais indicado é tocar com palheta, pois o aço além de tudo pode machucar seus dedos que fazem a batida do ritmo. Muitos dedilham nele com os dedos, mas boa parte dedilha também com a palheta. Pelo fato das cordas serem de aço, se você tocar com a mão não terá a mesma pegada que seria tocando com palheta, sendo assim, isso é questão do som ser ou não ser encorpado.
Repare que as tarraxas desse violão são bem diferentes do de nylon. Nesse caso a tarraxa também é de metal e a corda é de aço, dessa forma não tem como estragar o Violão. Pode até tentar colocar corda de nylon, mas a afinação nunca pegará devido à tarraxa ser de metal e a corda de nylon, assim que você estica a corda para afinar a corda sempre vai escorregar e nunca terá afinação. Abaixo segue imagens das tarraxas de um violão de aço:


Reparem que essa tarraxa é bem mais fina do que a do violão com corda de nylon. Ou seja, mesmo se você quiser trocar as tarraxas dos Violões, será impossível visto que como a tarraxa do Violão com cordas de aço é mais fina, se você colocar em um Violão com cordas de Nylon, o buraco onde encaixa ela é bem maior, então ela não ficará fixa. Já se você quiser colocar uma tarraxa de cordas de nylon em um Violão de aço nem caber vai afinal o buraco que encaixa a tarraxa do violão de aço é bem menor.
Agora fico por aqui, espero que tenham entendido realmente a diferença entre um violão e outro e que tenham tido a consciência de que não existe um melhor que o outro, e sim o que mais lhe convém de acordo com o estilo que for tocar.

Fonte:
http://auladeviolao.net

21 comentários:

  1. Olá Klaus, como vai?
    Seguinte, sou iniciante e achei seu artigo muito interessante.
    Mas tenho uma dúvida. Ganhei um violão que está com cordas de aço. Mas as tarraxas dele são do mesmo estilo da segunda imagem do seu artigo, porém, não são de plástico e sim de metal tbm.
    Isto o habilita a ter cordas de aço mesmo? Ou este tipo de tarraxa é só para nylon mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, sim.

      Antes das tarraxas individuais, elas eram usadas para ambos os instrumentos.

      A parte branca da imagem é na verdade madre pérola, um revestimento para cordas de nylon.

      Seu violão tem essas mesmas tarraxas, mas sem esse revestimento, além de, claro, ser construído para utilizar cordas de aço.

      Abraço.

      Excluir
  2. gostei muito mas nao sei ainda qual tevo comprar ja que sou iniciante mas gosto de sons pesados como rock e pop sera que o de nylon vai dar pra tocar rock sertanejo e pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que quer tocar rock e sertanejo pega um violão de aço. Violão de nylon frustra muito iniciante pois o som não é tão legal quanto o de aço.

      Excluir
  3. Valeu pela bela explicaçao das diferenças.
    Agora dá para entender melhor.
    Tem muitos violoes por aí adaptados.
    Eu mesmo, tenho um violao Giannini e nao sabia corretamente se era originalmente de nylon ou aço, e, pela suas explicaçoes troquei as cordas para nylon e melhorou a afinaçao e parece até que o tampo do violao está voltado ao normal.
    Obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se fica bem usar dois violões diferentes (aço e nylon) juntos na mesma música?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nenhum problema dependendo do estilo e do som que se espera da música. Acho até que acrescenta variedade no som resultante.

      Excluir
  5. Gostaria de saber com a espessura de corda começar no violão de aço


    Obg

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esta dúvida entre violão de aço e de nylon é frequente.
    Esta resposta chegou na hora certa.

    http://comotocarviolaoagora.esy.es

    ResponderExcluir
  8. Qual a tensão ideal da corda de Nylon usada para Bossa Nova, Samba.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Tenho uma pergunta sobre os violões para cordas de aço: Todos eles são digitais? (Me refiro ao afinador e aquela programação de volume anexado nele, pelo menos no que possuo)

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bianca
      Na verdade existem violões para cordas de aço que não possuem essa programação de volume, como o caso do meu.
      Beijo!

      Excluir
  10. TENHO 2 VIOLÕES UM CORDAS DE AÇO E OUTRO NAYLON "MIMPHIS BY TAGIMA AC 4O, O MIMPHIS AC39"...NÃO FAÇO AULAS...APRENDI CM UM AMIGO CM TOQUIS DICAS VIOLÃO ELE ME PASSOU... INICIEI CM AS CORDAS DE "AÇO" O VENDENDOR QUERIA PASSAR VIOLÃO NYLON RS NÃO QUIS...SÓ GOSTO TOCAR AMBOS COM DEDOS.MSM DOLORIDOS. PALHETA VAI DE GOSTO. EU JÁ NÃO GOSTO RS...BJS TURMINHA😚😚😚

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua explicação. Tinha esta dúvida. agradecida

    ResponderExcluir
  12. Nossa esse artigo caiu como uma luva pra mim...
    Pois hj q eu vim entender a diferença de um violão próprio para cordas de aço ou nylon. Pra mim nao tinha diferença alguma. E eu ja ia cair na besteira de comprar cordas de aço pra por num violão feito para cordas de nylon.. Obrigada por nos esclarecer.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma duvida , ganhei um violao onde as tarrafas sao de plastico bem fortes mas onde as cordas ficam enroladas sao de metal , e esse violao veio com as cordas 6,5 e 4 de aço e a outras cordas vieram de nylon . Agr n sei se o violao e de nylon ou de aço . Vc pode me tirar essa duvida ?

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um Memphis AC 39bk e coloquei cordas de aço, ele é compatível? Ou isso vai dá problema?

    ResponderExcluir
  15. Tudo bem, pode me tirar uma duvida? Tarraxa com pino fino é pra corda de aço e tarraxa com pino grosso é pra corda de nylon ou ambas as tarraxas são pra nylon, tem alguma diferença?

    ResponderExcluir