quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Etimologia do termo Violão

Pintura impressionista de: Amadeu de Souza Cardoso
    
  O termo violão, utilizado no Brasil para designar o instrumento musical chamado guitarra na Espanha e viola em Portugal, é aumentativo do termo português viola, que assim como vihuela do espanhol, deriva do occitânico antigo, viula, (as vezes, viola), derivado do verbo viular (tocar viola ou instrumento de vento), de caráter provavelmente onomatopaico, embora haja quem lhe atribua origem germânica. 
    Na Europa, o termo viola, referia-se a uma familia de instrumentos musicais tocados com arco, que se difundiu pela Europa dos séc. XIV ao séc. XVIII em Portugal o termo viola referia-se ainda a um conjunto de instrumentos musicais portugueses, com caixa em forma de 8, e 5 ordens duplas (as vezes triplas) de cordas, desenvolveram-se a partir da vihuela espanhola, porém, com suas caixas de ressonância pequenas e as cinturas bastante acentuadas, (ancestrais da viola-brasileira). Ainda hoje são encontradas em Portugal.
    Em meados do séc XIX, na Espanha, a guitarra romântica do começo do século, passou por um processo de transformação importantíssimo que, entre outros avanços, definiu a utilização de 6 cordas com o comprimento de 650mm e incrementou o tamanho da caixa de ressonância, continuando no entanto, apesar das transformações, sendo chamada de guitarra.
    Este instrumento, chegou a Portugal (sec. XVIII) e por ter sua caixa de ressonância em forma de 8, como as violas portuguesas, porém de tamanho maior e sonoridade mais grave, passou a ser chamado violão ( uma viola grande), termo que foi utilizado naquele país até meados do séc. XX, hoje é chamado de viola e as antigas violas-portuguesas, violas-de-10-cordas.
    No Brasil, ocorreu o mesmo fenômeno linguístico, o termo viola, já era utilizado para designar o ancestral do instrumento que hoje conhecemos como viola-brasileira, viola-caipira ou viola-de-10 cordas, portanto, ao desembarcar no Brasil (séc. XIX), o termo violão foi facil e rapidamente assimilado, visto que, o “novo” instrumento apresentava suas dimensões maiores que as da viola.   
   O termo violão é também utilizado no Brasil, para designar toda uma “família” de instrumentos musicais, assim temos, violão-tenor, violão-baixo, violão-de-7-cordas, violão-cordas-de-aço, violão-12-cordas, violão-harpa, etc.
Texto de: Edson Valencio

2 comentários:

  1. nao foi isso que eu tava querendo saber de etimologia ki merda

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana vou definir pra você com precisão o termo etimologia.

    Etimologia:Parte da Gramática que trata da origem e formação das palavras.

    Então o autor do blog foi até além na explicação da etimologia do termo violão, bom fica ai pra você pesquisar mais a fundo.

    ResponderExcluir