sábado, 18 de dezembro de 2010

Violão Flamenco



O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.



Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhadas por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cájon" (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.
A guitarra flamenca, é muito parecida com a guitarra clássica (violão clássico), são descendentes do alaúde. Pensa-se que as primeiras guitarras terão aparecido na Espanha no século XV. A guitarra flamenca tradicional é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objetivo de produzir um som mais agudo.

2 comentários: