segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Violão e sua definição


Pintura da Artista Plástica Dina Garcia: violões            

          
Violão, instrumento musical de cordas dedilhadas, da classe dos cordofones, instrumentos musicais que produzem som através da vibração de uma corda (ou mais), tensionada entre dois pontos. O violão clássico moderno, tem à frente do braço um espelho, que prolonga-se até a boca do instrumento, habitualmente com 19 trastes que formam o mesmo número de casas, possuem 12 trastes até o corpo.

Sua caixa de ressonância em forma de 8, é construída de madeira, inclusive seu tampo harmônico, que traz uma abertura circular (boca), o fundo plano, (levemente abaulado). Um cavalete de madeira (ponte), fixa as cordas ao tampo harmônico. Utilizam 6 cordas de nylon, as 3 mais agudas são chamadas primas e as 3 mais graves bordões, estas, capeadas de metal fino. As cordas são enroladas em tarrachas e afinadas por cravelhas mecânicas alojadas na extremidade do braço (“mão”). 

A afinação padrão é:

1ª corda Mi
2ª corda Si
3ª corda Sol
4ª corda Ré
5ª corda Lá
6ª corda Mi


4 comentários:

  1. Fico orgulhosa Klaus por fazer parte do seu blog,um músico com sua sensibilidade e trajetória profissional é muito bom ter com admirador do meu trabalho.Obrigada.
    Dina Garcia,artista plástica

    ResponderExcluir
  2. Fico orgulhosa em fazer parte do seu blog;um músico com sua sensibilidade e trjetória profissional,ter como admirador do trabalho é muito bom.Obrigada.
    Dina Garcia,artista plástica

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Muito bom seu blog. Parabens!
    Utilizei seu texo em meu blog.
    Espero que nao se importe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para compartilhar qualquer conteúdo, desde que seja mencionado a fonte. Valeu!!!

      Excluir