Pintura em Óleo - Séries Instrumentos Musicais: Tereza Antevere
Muitas pessoas principalmente as que estão começando a tocar violão possui uma opinião divergente com o que é a realidade sobre violão com cordas de nylon e violão com cordas de aço até pela falta de experiência. A meta desse artigo é fazer principalmente com que essas pessoas mudem a sua visão por ambos os instrumentos. Alguns que estão começando compram um violão que só serve para corda de nylon, mas como o som do aço é “mais alto” eles trocam as cordas e colocam cordas de aço em um violão que foi feito para cordas de nylon, podendo assim estragar o violão por inteiro.
Para acabarmos de vez com essas dúvidas e evitar com que danos ao violão aconteçam vamos conhecê-los de forma individual:
Violão para Cordas de Nylon
Quem está começando a tocar violão tenho como principal dica que pegue um violão que tenha cordas de nylon, pois o nylon é macio para tocar ao contrário das cordas de aço que pelo fato de serem duras, os seus dedos podem se machucar. O mais indicado para tocar em corda de aço é quando seus dedos calejarem com as cordas de nylon apenas.
Para sabermos se o violão é feito para cordas de nylon ou não basta repararmos nas tarraxas do violão onde para a corda de nylon elas sempre serão de plástico além de serem grossas.
Se colocarmos cordas de aço em uma tarraxa de plástico o aço acaba comendo todo o plástico, além de empenar o instrumento pela tensão da corda e até arrancar o cavalete do corpo do Violão. Vejamos imagens de uma tarraxa para cordas de nylon:
Mas o violão de nylon não serve só para quem está começando. Nele podemos tocar qualquer estilo, mas existem estilos de se tocar mais específicos em violões com cordas de nylon. Devido ao seu timbre agradável quando tocamos suas cordas de forma individual, um violão de nylon é bem aproveitado quando tocamos músicas que contenham dedilhados e qualquer outra técnica que se utilize os dedos da mão que faz o ritmo e não uma palheta. Por isso a Bossa Nova, Erudito, Samba, MPB, Choro, esse tipo de Violão se encaixa perfeitamente.
Como sabemos a música é algo que não deve haver limites, afinal é uma arte, e por isso não é regra tocar violão com corda de nylon apenas nesses estilos exemplificados. Tanto é que bandas de rock tocam por muitas vezes em Violões com cordas de Nylon, além de bandas pops entre outros gêneros musicais.
Violão para corda de Aço
Esse tipo de violão é para quem quer tocar um estilo com uma pegada um pouco mais forte. No rock, sertanejo, moda de viola, pop, funk, soul, esse violão é usado bastante. Nesse caso o mais indicado é tocar com palheta, pois o aço além de tudo pode machucar seus dedos que fazem a batida do ritmo. Muitos dedilham nele com os dedos, mas boa parte dedilha também com a palheta. Pelo fato das cordas serem de aço, se você tocar com a mão não terá a mesma pegada que seria tocando com palheta, sendo assim, isso é questão do som ser ou não ser encorpado.
Repare que as tarraxas desse violão são bem diferentes do de nylon. Nesse caso a tarraxa também é de metal e a corda é de aço, dessa forma não tem como estragar o Violão. Pode até tentar colocar corda de nylon, mas a afinação nunca pegará devido à tarraxa ser de metal e a corda de nylon, assim que você estica a corda para afinar a corda sempre vai escorregar e nunca terá afinação. Abaixo segue imagens das tarraxas de um violão de aço:
Reparem que essa tarraxa é bem mais fina do que a do violão com corda de nylon. Ou seja, mesmo se você quiser trocar as tarraxas dos Violões, será impossível visto que como a tarraxa do Violão com cordas de aço é mais fina, se você colocar em um Violão com cordas de Nylon, o buraco onde encaixa ela é bem maior, então ela não ficará fixa. Já se você quiser colocar uma tarraxa de cordas de nylon em um Violão de aço nem caber vai afinal o buraco que encaixa a tarraxa do violão de aço é bem menor.
Agora fico por aqui, espero que tenham entendido realmente a diferença entre um violão e outro e que tenham tido a consciência de que não existe um melhor que o outro, e sim o que mais lhe convém de acordo com o estilo que for tocar.
Fonte:
http://auladeviolao.net